Boletim mandatório da Agusta Westland para o AW139 registra a necessidade de execução de uma inspeção obrigatória de 30 minutos a cada 4 horas de voo. Isso em função de uma possível falha do Main Rotor Damper (Sistema controlador do movimento de avanço e recuo da pá no plano do rotor principal).
A falha do componente foi classificada como não catastrófica pelo fabricante, a saber:
Acesse abaixo os anexos pertinentes ao assunto:
AW139- IL 139 16-076e Troca do MRH Damper
BT-139-452E-MRH Damper
Anexo AW139_1
Anexo AW139_2
Anexo AW139_3
O Boletim prevê a redução do torque que fixa o amortecedor da cabeça do rotor principal do AW139, ação a ser realizada uma única vez, e, o que é mais impactante em termos operacionais, uma inspeção do olhal do corpo do amortecedor a cada 4 horas de voo. Ainda segundo o boletim, a inspeção deve durar meia hora, mas é duvidoso que consiga cumprir essa tarefa nesse tempo. Isso vai impactar o intervalo entre voos. Negociar intervalos entre voos com os operadores de AW139 se faz salutar. A IL da Leonardo informa que uma alteração no projeto do amortecedor está sendo finalizada para eliminar essa inspeção.