Publicamos erroneamente na 4a. edição da revista Abraphe On Air a informação de que o sistema Notar® utilizado na aeronave MD900 Explorer funciona com os gases de escapamento de sua própria turbina.
Veja abaixo, em material extraído do site da MD Helicopters, uma breve explicação sobre esse revolucionário sistema de controle Anti-torque das aeronaves:
Usando as características naturais da aerodinâmica do helicóptero, o sistema Notar® anti-torque fornece segurança, menor ruído e pronta resposta de comandos. O controle embutido de passo variável do FAN produz uma área de baixa pressão com elevado volume de ar ambiente para pressurizar o tailboom.
O ar é expelido através de duas ranhuras que percorrem o comprimento do tailboom no lado direito, causam um controle da camada limite chamado “efeito Coanda”. O resultado é que o tailboom torna-se uma “asa”, que voa no downwash do sistema de rotor, produzindo até 60% do anti-torque exigida num pairado. O equilíbrio do controle direcional é realizado por um propulsor jato rotativo direto.
Em voo para a frente, os estabilizadores verticais fornecer a maior parte do anti-torque, o controle direcional no entanto continua a ser uma função do propulsor de jato direto.
O Notar ® sistema anti-torque elimina todas as desvantagens mecânicas de um rotor de cauda, incluindo eixos de transmissão longas, rolamentos suspensos, caixas de velocidades intermediárias e engrenagens de 90 graus.